Ligações para Recursos Educativos Digitais – 1.º Ciclo

Departamento de Planificação (3.º ano)

Aceda com os seus alunos à Fábrica de Textos e siga até ao “Departamento da Planificação”. Aí, através do jogo, constatarão que a planificação é uma etapa determinante para qualquer tipologia textual (cf. também o Departamento da Produção e o da Revisão).

O meu corpo - expedição ao corpo humano (3.º ano)

Através do Jogo, e em duas fases, os alunos constroem uma figura humana e mobilizam conhecimento dos diferentes sistemas que integram o corpo humano. Em cada fase, os alunos obtêm pontos e recebem acessórios para completar  a figura inicial.

O comboio - dos sons às letras (1.º ano)

Na “Estação Rima” da “Linha Amarela”, os alunos são desafiados a identificar semelhanças sonoras entre sílabas de palavras diferentes.

O comboio - dos sons e das letras (1.º ano)

Na “Estação Arrumação” da “Linha Vermelha”, os alunos são desafiados a identificar palavras que terminam de forma idêntica.

Diagrama de Carroll (2.º ano)

Explore com os seus alunos o diagrama de Carroll, em associação com outras representações, seguindo as orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática.

Plantas (2.º e 3.º anos)

Os alunos podem explorar o conhecimento sobre plantas, através de vários percursos.

Digibiblio (4.º ano)

Neste jogo, é solicitado ao aluno que use estratégias para identificar a rima e sons das palavras, explorar o sentido literal e figurativo da linguagem e associar o conteúdo do poema a experiências vivenciadas.

Estimar e medir o comprimento de objetos (1.º ano)

Através do jogo, os alunos podem estimar e medir o comprimento de objetos, usando unidades de medida não convencionais adequadas, seguindo as orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática.

Modelo de pulmões (4.º ano)

Através do jogo, os alunos podem estimar e medir o comprimento de objetos, usando unidades de medida não convencionais adequadas, seguindo as orientações das Aprendizagens Essenciais de Matemática.

Representações gráficas (1.º e 2.º anos)

Explore com os seus alunos, através do jogo, as representações gráficas preconizadas nas Aprendizagens Essenciais de Matemática.

Ciclo da Água (2.º ano)

Na área de “Cinema”,, os alunos podem assistir ao vídeo “Ciclo da Água”.

Aprender Matemática Jogando

Numa das etapas do jogo “O Alpinista”, os alunos são desafiados a identificar quantidades representadas em colares de contas, peças de dominó, molduras de dez e cartões com pontos.

Digital Technologies in Education: A Critical Studies Perspective

Conferência plenária proferida pelo Professor Wayne Holmes, da University College London, no Fórum RED, uma iniciativa da Direção-Geral da Educação, que decorreu em Santarém no dia 29 de abril de 2022