Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE)
O Plano de Ação de Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) é um instrumento estratégico que reúne informações sobre os meios tecnológicos existentes, o grau de competências digitais da comunidade educativa e identifica uma visão e ações estratégicas, orientadas para uma melhor gestão e aproveitamento dos recursos tecnológicos, a aposta em novos recursos e projetos orientados para a transição digital, e também atividades de capacitação para discentes, trabalhadores e encarregados de educação. Trata-se de um documento aberto, em atualização quando necessário.
1. Enquadramento do Plano
O desenho do Plano de Ação para o Desenvolvimento Digital da Escola (PADDE) teve por base legislativa a Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril de 2020, da qual se transcreve a Medida n.º 1 que enquadra este plano.
Medida n.º 1
Denominação: Programa de digitalização para as Escolas.
Descrição: Desenvolvimento de um programa para a transformação digital das escolas (…) que deve contemplar as seguintes dimensões:
● A disponibilização de equipamento individual ajustado às necessidades de cada nível educativo para utilização em contexto de aprendizagem;
● A garantia de conectividade móvel gratuita para alunos, docentes e formadores do Sistema Nacional de Qualificações, proporcionando um acesso de qualidade à Internet na escola, bem como um acesso à Internet em qualquer lugar;
● O acesso a recursos educativos digitais de qualidade (a título de exemplo, manuais escolares, cadernos de atividades, aulas interativas, testes interativos, preparação para exames, análise de desempenho, diagnóstico e proposta de percursos de aprendizagem, relatório de progresso para encarregados de educação e dicionários);
● O acesso a ferramentas de colaboração em ambientes digitais que promovam a inovação no processo de ensino -aprendizagem, estimulem a criatividade e a inovação, permitam o acompanhamento à distância da sala de aula (sobretudo nos casos de doença ou de necessidades especiais) e o trabalho colaborativo online, aproximando as novas gerações aos novos paradigmas da vida em sociedade e do mundo do trabalho;
● A definição de processos conducentes à realização e classificação eletrónica de provas de avaliação externa em ambiente digital.
Teve, também, por base o quadro conceptual dos documentos orientadores desenvolvidos pela Comissão Europeia, designadamente o DigCompEdu e o DigCompOrg, e incide em áreas de intervenção da organização escolar no âmbito das tecnologias digitais: Liderança, Colaboração e Trabalho em rede, Infraestruturas e Equipamentos, Desenvolvimento Profissional, Ensino e Aprendizagem, Avaliação das Aprendizagens e Competências Digitais dos Alunos.
2. Visão
Integrar as tecnologias digitais na construção do conhecimento, tendo como objetivo a excelência, na preparação dos alunos.
3. Retrato Digital do Agrupamento de Escolas D. Dinis (AEDD)
Para a caracterização do Agrupamento, foram utilizadas duas ferramentas de diagnóstico: Check-in e a SELFIE.
A ferramenta de diagnóstico Check-in foi o elemento central no processo de identificação da competência digital dos docentes, enquanto que a ferramenta de diagnóstico SELFIE permitiu obter informação acerca das práticas pedagógicas e organizativas com o digital no Agrupamento. A aplicação destas duas ferramentas permitiu a caracterização do Agrupamento em três grandes dimensões: Tecnológica e digital, Pedagógica e Organizacional.
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Dimensão Tecnológica Digital
O AEDD desde sempre que motiva e disponibiliza plataformas digitais aos alunos, docentes, não docentes e EE, nomeadamente: Gestão de contas de correio nos domínios do AEDD para docentes, pessoal não docente, estruturas de gestão e alunos; Software de Gestão Escolar INOVAR, abrange as Áreas de alunos, Pessoal, Ação Social Escolar, Imobilizado, Correio, Contabilidade, etc.; Gestão de POS (GIAE), controlo de acessos, vendas/POS (refeitório, Bar/Bufete, portaria, Papelaria/Reprografia); Gestão de bibliotecas Escolares; Plataforma Moodle e Office365 e SIGA.
Dimensão Pedagógica
Relativamente à gestão de contas de correio nos domínios do AEDD, verifica-se que existe uma grande percentagem de alunos que não recorre à utilização da caixa de correio disponibilizada no domínio da escola (@aeddinis.pt) em detrimento da utilização da conta pessoal (@hotmail.com ou @gmail.com); ao nível docente e dos grupos disciplinares, a utilização está generalizada;
O recurso às Plataforma Moodle e Office365 foi generalizado em contexto de E@D, contudo a sua utilização foi crescente desde o 2º ciclo ao secundário;
Em relação à formação de docentes verificou-se uma procura elevada de formação junto dos Centros de formação com o objetivo obtenção de capacitação digital;
Os resultados demonstram conhecimento relativo por parte dos docentes, quanto aos recursos de apoio na área digital, evidencia-se ainda uma aplicação pouco satisfatória dos mesmos em contexto de sala de aula. Este conhecimento deve ser potenciado, pretendendo-se aumentar e diversificar as ferramentas digitais, bem como a sua frequência de utilização. Nas práticas de avaliação dos alunos a AEDD encontra-se aquém dos objetivos.
Dimensão Organizacional
Liderança: As lideranças podem e devem fomentar mais a utilização dos ambientes digitais e do trabalho colaborativo usando as Tecnologias de Informação e Comunicação.
A1. Estratégia digital – começa-se a elaborar uma estratégia digital no agrupamento, e a perceção, por dirigentes e professores, do seu envolvimento no desenvolvimento dessa mesma estratégia.
A2. Desenvolvimento da estratégia com os professores – esta dimensão obtém uma avaliação relativamente boa, pois tem havido investimento dos docentes na formação e na autoformação para o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, ainda que os níveis de competências digitais possam melhorar.
A.3. Novas formas de ensino – Grande parte dos professores utilizam tecnologias digitais para trabalhar e comunicar com a comunidade educativa, assim como nas oportunidades de formação online em que participam.
A.6. Participação das empresas na estratégia (ensino secundário profissional).
4. Objetivos
– Implementar as tecnologias digitais nos processos de ensino aprendizagem;
– Integrar o digital na organização;
– Integrar as tecnologias digitais na prática pedagógica para implementação da diferenciação pedagógica;
– Promover o trabalho autónomo;
– Diversificar estratégias de ensino e aprendizagem e práticas de avaliação;
– Promover a autorregulação das aprendizagens;
– Selecionar, criar e utilizar recursos digitais para apoiar práticas pedagógicas adequadas aos objetivos dos processos de ensino e aprendizagem.Redirecionar para o topo