Plano de Aula / Projeto de Turma (elaboração por parte de grupo de docentes)

DURAÇÃO 

– Dois tempos (um para preparação do plano / projeto e outro para a sua apresentação).

– Está implícito trabalho autónomo por parte dos grupos de alunos.

RECURSOS

  • Modelo de plano de aula transversal ou de projetos de turma interdisciplinar;
  • Identificação e seleção de ferramentas digitais e RED abordados na aula adequados ao seu contexto específico.

OBJETIVOS

– Capacitar os docentes:

  • Para a realização de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino;
  • Na utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais e definição de estratégias diversificadas de integração destes em contexto educativo;
  • Para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e o desenvolvimento das Competências Digitais dos alunos;

– Estimular a reflexão, partilha e utilização crítica das tecnologias em contexto educativo.

CONTEÚDOS

  1. Recursos Digitais: exploração e utilização;
  2. Ensino e Aprendizagem: exploração e/ou renovação de estratégias de ensino e de aprendizagem digital. Integração significativa de RED e/ou inovação nas atividades de ensino e aprendizagem.
  3. Avaliação das aprendizagens: exploração de estratégias de avaliação digital e/ou reflexão crítica sobre inovação na avaliação.
  4. Competência Digital dos Alunos: exploração de estratégias de promoção e uso pedagógico de tecnologias digitais e/ou de forma abrangente e crítica. Utilização de ferramentas e estratégias para suporte ao desenho e implementação de atividades de promoção da Competência Digital dos alunos e/ou envolvendo-os de forma inovadora.
  5. Planificação de atividades com tecnologias digitais em diferentes modalidades de ensino.

DESCRIÇÃO

  1. Incentiva-se a criação de grupos de trabalho.
  2. Os diferentes grupos deverão criar  um plano de aula transversal ou a criação de um projeto de turma interdisciplinar.
  3. Deve-se decidir sobre os temas dos planos/projetos que poderão ser interdisciplinares (ex.: cidadania ativa; democracia participativa, poluição, alterações climáticas, etc.).
  4. Deverá ser criado / utilizado um documento modelo para a criação do plano de aula ou do projeto que os docentes poderão seguir. O grupo de docentes poderá selecionar os recursos mais adequados aos seus contextos específicos.
  5. Agora, individualmente, cada docente cria o seu documento planeando as atividades com os alunos e integrando ferramentas digitais e RED já abordados.
  6. De forma colaborativa, vão construindo o plano / projeto devendo atender à heterogeneidade dos alunos e dos seus ritmos de aprendizagem, fazendo, por exemplo, uso de atividades baseadas na resolução de problemas.
  7. Os docentescdeverão apresentar o plano / projeto junto dos seus pares, reformulando-o se necessário.
  8. As atividades planeadas são implementadas junto dos alunos e os docentes recolhem evidências das mesmas.
  9. Os docentes preparam a apresentação e partilha dos seus trabalhos.
  10. Os diferentes grupos de docentes deverão apresentar e partilhar os seus planos / projetos dando, também, a conhecer de que forma os alunos se envolveram nas aprendizagens. Deverão refletir sobre os pontos fortes e fracos dos planos / projetos.

Sugestões de discussão / Impacto nas aprendizagens dos alunos / Avaliação

  • Feedback e planificação: fornecer feedback oportuno e direcionado aos alunos;
  • Análise de evidências: analisar criticamente e interpretar evidências digitais sobre os planos / projetos e respetiva autoanálise e autoavaliação.

Para um nível mais avançado a proposta para os docentes poderá passar por planear um projeto de intervenção a nível da escola, envolvendo assim várias turmas, ou com outras escolas. Um dos objetivos deverá passar pelo desenvolvimento da Competência Digital dos alunos envolvidos.