Modelo do Cenário de Aprendizagem
Índice
Sobre o Modelo do Cenário de Aprendizagem
Tendências relevantes, objetivos de aprendizagem, aptidões e competências
A importância do espaço de aprendizagem
Learning Designer
A folha do Designer
A folha do Browser
Sobre o Modelo do Cenário de Aprendizagem
Pretende-se que se produzam planos para uma aprendizagem que inspire os alunos a utilizarem cenários de aprendizagem. Deverá ser baseado no Modelo que já se apresentou anteriormente.
Tente criar um cenário que seja inovador e que utilize os recursos dados.
O plano de aula está dividido em nove secções diferentes, nas quais se terão que preencher os seguintes tópicos:
- Título do cenário;
- Nome do autor(a);
- Descrição com as principais ideias da atividade;
- Produto final (o que o professor está a planear criar);
- Tendências relevantes (por exemplo, aprendizagem nas Redes Sociais, aprendizagem móvel, aprendizagem baseada em jogos);
- Objetivos de aprendizagem, aptidões e competências (que os estudantes desenvolverão e demonstrarão durante esta atividade, por exemplo, capacidades de comunicação, pensamento computacional, resolução de problemas, etc.);
- O papel do aluno (o que o aluno irá fazer durante esta atividade);
- O papel do professor (o que o professor vai fazer durante esta atividade);
- Ferramentas e recursos TIC (necessários para criar o produto final);
- Espaço de aprendizagem (onde decorrerá a aprendizagem, por exemplo, sala de aula, biblioteca local, museu, ao ar livre, num espaço online);
- Narrativa do futuro cenário de aprendizagem;
- Atividades de aprendizagem.
Tendências relevantes, objetivos de aprendizagem, aptidões e competências
Relativamente às tendências relevantes que o seu cenário irá seguir (isto pode ser, por exemplo, Social Media Learning, Mobile Learning, Game-Based Learning, etc.) pense em articular já com o conjunto de ferramentas e recursos que virá a utilizar.
Pense nos objetivos de aprendizagem, aptidões e competências que o aluno irá desenvolver e demonstrar dentro do cenário (por exemplo, competências do século XXI, tais como competências comunicativas, criatividade, pensamento crítico, resolução de problemas, etc.).
Quando mencionar as competências que os seus alunos irão desenvolver, certifique-se que menciona também como irão desenvolver essa competência específica; assim, a atividade concreta que os ajudará a desenvolver essas competências, deverá vir a ser mencionada nesta secção do cenário de aprendizagem.
Se quiser saber mais sobre as competências do século XXI, pode dar uma vista de olhos a este website (https://www.battelleforkids.org/networks/p21), onde encontrará o Quadro para a Aprendizagem do século XXI do P21, que foi desenvolvido com o contributo de professores, especialistas em educação e líderes empresariais para definir e ilustrar as competências e conhecimentos de que os estudantes necessitam para terem sucesso no trabalho, na vida e na cidadania, bem como os sistemas de apoio necessários para os resultados da aprendizagem do século XXI.
Pense nos próximos passos para completar o cenário, que são o papel do aluno (em que tipo de atividades estarão os alunos envolvidos?), o espaço do professor (em que tipo de atividades estará o professor também envolvido), o espaço de aprendizagem (onde terá lugar a aprendizagem, por exemplo, sala de aula, biblioteca local, museu, ao ar livre, um espaço online?). Deverá, também, ir preenchendo as Ferramentas e recursos que irá utilizar. É um processo progressivo. Quando entender poderá, sempre, atualizar qualquer secção.
A importância do espaço de aprendizagem
Como professor, é muito importante ter em consideração as múltiplas formas como os estudantes aprendem, e certamente refletir sobre a forma como o tipo de atividades que os estudantes realizam, bem como onde estas atividades têm lugar, estão a afetar o seu envolvimento e desempenho.
ficará a saber mais sobre o “Learning Designer” e como utilizá-lo para planear as suas aulas de forma eficaz.
O Learning Designer é produzido de forma independente pelo Laboratório de Conhecimento de Londres.
É uma ferramenta baseada na Web que facilita a criação e partilha de projetos de aprendizagem e apoia a integração da tecnologia de aprendizagem.
A conceção da aprendizagem é apresentada como uma sequência de atividades que criou, semelhante a um plano de aula, e mostra todas as principais propriedades que incluiu, tais como tópico, número de estudantes, objetivos, resultados e duração do tempo de aprendizagem.
A primeira coisa que precisa de fazer para se familiarizar com o “Desenho de Aprendizagem”, é criar uma conta, se ainda não a tiver. Pode criar uma nova conta aqui.
Depois de iniciar sessão no “Learning Designer”, no topo poderá ver uma barra de ferramentas com dois botões, “Designer” e “Browser”.
Dentro desta secção, pode desenhar a sua lição. Comece por especificar o título e o tema da sessão, o número de alunos e a duração. Além disso, pode determinar os objetivos e resultados da aula e dar uma breve descrição.
Uma vez fornecidas as informações necessárias, pode clicar em “Add TLA”, com o qual pode começar a adicionar um conjunto de Atividades de Ensino e Aprendizagem (TLA). Pode adicionar um nome e escolher entre 6 tipos de aprendizagem:
Ler/Escutar, Colaborar, Discutir, Investigar, Praticar ou Produzir.
Para cada secção, pode especificar quanto poderá demorar (tempo), quantos alunos estão envolvidos (trabalho individual = 1), se o professor precisa ou não de estar presente e pode dar uma descrição do que os alunos vão fazer exatamente. Pode continuar a adicionar TLAs durante o tempo que desejar.
Uma vez terminado o desenho, verá um “gráfico de queixo” no canto superior direito da página. Isto diz-lhe exatamente qual a percentagem da lição que os seus alunos vão gastar a experimentar os diferentes tipos de aprendizagem. Pode também ajustar o tempo total de aprendizagem, se necessário.
O “Learning Designer” também permite ao professor anexar links para Recursos Educativos Abertos (RCEs/OERs) em qualquer lugar da web. Por exemplo, uma apresentação sobre SlideShare poderia ser anexada a uma atividade de Leitura/Escuta; uma ferramenta de curadoria poderia ser anexada a uma atividade de Investigação; e uma folha de trabalho numa unidade partilhada poderia ser anexada a uma atividade de Produção.
Quando terminar de criar o seu plano de aula, certifique-se de clicar no botão “Save” (Guardar) e adicionar o seu desenho à biblioteca de desenho de aprendizagem. Deverá converter o seu desenho num documento Word e descarregá-lo.
Esta secção existe para nos ajudar a pesquisar outros projetos de aprendizagem concluídos. Também é possível adaptar um para a sua sala de aula, clicando em “Turn editing on”. Isto cria uma cópia do desenho de aprendizagem original, que pode editar livremente.
Agora que ficou a saber como funciona o Learning Designer, experimente e planeie uma lição de acordo com o cenário de aprendizagem.
Também pode ver este exemplo de um plano de aula criado no Learning Designer: Uma hora de código. Certifique-se de percorrer o plano de aula, porque nem todos os elementos serão exibidos dentro da janela.
Uma vez criado o plano de aula com o Learning Designer, por favor adicione o link para o cenário de aprendizagem na secção “Atividades de aprendizagem” do seu Cenário de Aprendizagem. Certifique-se de acrescentar o máximo de detalhes ao seu plano de aula, especificando o calendário para cada atividade, bem como as tarefas que os alunos terão que realizar.
Tenho a certeza que irá gostar do “Learning Designer;” é uma ferramenta muito útil que poderá continuar a utilizar para planear as suas próprias lições!
Finalmente terá que escrever o plano de aula, Narrativa do futuro cenário de aula. A fim de completar esta atividade, siga estes passos:
1. Concluir o modelo do cenário de aprendizagem.
2. Finalizar a secção de “Atividades de Aprendizagem” no cenário de aprendizagem. Esta é a última secção listada no modelo do cenário de aprendizagem.
I. Para tal, utilize o “Learning Designer“, tendo o cuidado de integrar algumas das ideias, ferramentas, atividades, etc. que foram aqui abordadas.
Pode utilizar rubricas para orientar a sua elaboração das “Actividades de Aprendizagem”.
No caso de não planear aulas, utilize o “Learning Designer” como um exercício de planeamento para qualquer outro trabalho educacional com estudantes ou adultos, mesmo que não siga uma abordagem de plano de aula tradicional. Basta explicar isto claramente como parte da sua apresentação.
III. Use o botão “Share / Partilhar” no “Learning Designer” para receber um link para o seu plano de aula
O objetivo é poder partilhar com os seus pares um plano de aula final e completo para ser revisto por outros professores, e se possível também reutilizado por eles com os seus alunos.